Síndrome Dolorosa do Grande Trocanter
O que é?
A síndrome dolorosa do grande trocanter (GTPS na sigla em inglês) é a causa mais comum de dor na região lateral do quadril do adulto. Antigamente conhecida genericamente como bursite trocantérica, teve seu nome alterado após a demonstração científica de que a inflamação da bursa, quando presente, é um achado secundário ou associado a outra causa de dor.
A queixa principal é dor lateral do quadril, que piora ao caminhar, levantar-se de uma cadeira, subir escadas, ficar muito tempo em pé. Os pacientes costumam descrever dor noturna, quando deitados sobre o lado afetado.
A GTPS é causada por sobrecarga repetitiva de tendões que se inserem no grande trocanter – dos músculos glúteos médio e mínimo. Esta lesão pode variar de uma pequena alteração no tecido tendinoso, até uma ruptura completa do tendão.
A dor na região lateral do quadril também pode ser causada por atrito da banda iliotibial, por irradiação de lesões da coluna lombar e por doenças articulares do quadril.
Podem ser necessários exames de imagem para confirmação do diagnóstico. Os mais comumente utilizados são a ecografia (ultrassonografia) e a Ressonância Magnética. A radiografia simples pode dar indícios indiretos da alterações de tendões e bursas.
O tratamento tem por objetivo alívio da dor e retorno às atividades cotidianas. As opções incluem medicações analgésicas e anti-inflamatórias, fisioterapia, acupuntura, infiltrações, terapia de ondas de choque e cirurgias endoscópicas ou convencionais.
Consultório Privado - Centro Clínico Mãe de Deus
- Rua Costa 30 / 306
- (51) 3230-2774
- (51) 3230-6000
- (51) 98209-8979
- jorgemoysess@gmail.com
Convênios atendidos
Consultório do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia – Hospital Santa Clara
- Rua Professor Annes Dias, 295
- (51) 3214-8000